Como lidar neste momento volátil, incerto, complexo e ambíguo

Artigo redigido por Benjamin Pereira - Consultor e palestrante → 28/4/21

Numa conjuntura incerta, em circunstâncias complexas e ambíguas com relações de trabalho voláteis, a insegurança torna-se parte da rotina dos empresários, gestores e lideres, e a questão é como conduzir e manter equipes desafiadas em seu potencial na busca de resultados efetivos.

Para interpretar esse momento imprevisível diante da pressão por resultados, empresários de diversos portes, enfatizo o pequeno, lança mão do que está a seu alcance para garantir volume de negócios, vendas, lucratividade e sobrevivência.

Vale tentar tudo, menos fazer de conta que tudo está e será como antes, porque não está e nem será, e assim o mercado está desenhando uma nova arquitetura, que traz sérias consequências para todos os envolvidos.

Os vínculos estão menos leais e duradouros, como se fossem relações líquidas que passam entre os dedos, assim o ritmo frenético das mudanças nos remete a participar de uma corrida sem linha de chegada, diante de arranjos, relações de negócios e trabalho inconsistentes, que nos leva a refletir sobre as alternativas da navegação neste rio caudaloso, ser levados pela correnteza à deriva ou assumir o leme no barco da mudança.

Vamos pensar nos conceitos de otimismo e entusiasmo, assim esperar que aconteça ou fazer acontecer, pois o talento, a criatividade e uma bela dose de coragem são capazes de contornar obstáculos e preencher espaços vazios, onde estão as oportunidades que podemos encontrar.

Isso em termos empreendedores significa adaptar-se às novas circunstâncias, mas para esse poder de adaptação funcionar é preciso contar com a capacidade de ser versátil, que é a qualidade de fazer diferente, para melhor.

Juntas, essas qualidades garantirão aos empresários, mais agilidade, inclusive no aprendizado e melhor desempenho em situações inéditas, como as que vivenciamos neste momento volátil, incerto, complexo e ambíguo.

A boa informação para esse momento novo é que caminhar com determinação gera mais energia, e porque não citar seus reflexos, liberdade de movimento e a maleabilidade de sua forma.

Mas como um empresário, gestor e líder pode tirar proveito dessa situação? Aumentando o gosto pelo risco e experimentado situações fora da zona de conforto, por isso é bom estar disposto a participar de projetos multidisciplinares, abrir suas empresas para diferentes segmentos, relacionar com outros empresários, testar novas metodologias e ferramentas de trabalho.

Aprender a pedir e dar feedback, escolher novas parcerias e parceiros, formar grupos fortalecidos, buscar um repertorio valioso, composto de experiências e novos talentos, com visão, entendimento, clareza e desembaraço.

O novo sempre traz alguma insegurança e algum desconforto por isso pense grande, mas comece pequeno e progrida, aumentando aos poucos os graus de dificuldades, novidades, e mesmo que tudo mude, uma coisa tem que estar certa, sua determinação de se reinventar, superar obstáculos e vencer.

Benjamin Pereira - Consultor e palestrante

É consultor, administrador e bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, É palestrante e gestor pedagógico na área de recursos humanos, marketing de relacionamento, desenvolvimento de líderes e equipes, além de integrante do corpo docente do Núcleo de Pós-Graduação e Educação a Distância do Senac Minas.