Seguros: o que contratar e os cuidados na contratação

Artigo redigido por Ildebrando T. S. Gozzo - Diretor Geral da ST Consultoria e Assessoria em Seguros Ltda. → 27/2/20

As Locadoras de Veículos têm ao seu alcance, a possibilidade de contratar seguros cobrindo os mais diversos riscos que são próprios e inerentes ao seu modelo de negócio, possibilitando, assim, minimizar eventuais prejuízos que tenham, não só em relação ao seu patrimônio, como também quanto aos seus colaboradores e a si próprios.

Observa-se, entretanto, no trato dessas questões com os empresários, que há dificuldade, infelizmente em parcela expressiva, destes avaliarem corretamente o custo x benefício em contratar seguros cobrindo os principais riscos a que estão sujeitos e que podem, inclusive, impactar seriamente nos seus resultados e até mesmo na continuidade do seu negócio.

Regra geral vêm os valores alocados na contratação de apólices de seguros como “despesas”, quando, em verdade, trata-se de ”investimento” importante na medida em que contribuem, de forma eficaz, para a preservação do seu negócio, da sua sobrevivência e daqueles que o cercam.

O Mercado Segurador oferece um amplo conjunto de coberturas e importâncias seguradas para a cobertura de: Danos, Pessoas, de Responsabilidade Civil e Garantia.

A assessoria de uma corretora de seguros que tenha expertise no segmento de locação de veículos, em muito contribui para a assertividade na contratação de apólices de seguros e na escolha da Companhia de Seguros, pois dependendo dos nichos de atuação da Locadora, esta tem que identificar, entre as Seguradoras, aquela que tenha apetite pelo seu negócio.

Na escolha da Seguradora, a Locadora não deverá levar em conta somente o custo de contratação das coberturas, mas também as condições de aceitação dos riscos, as importâncias seguradas que a Companhia permite contratar, entre outros quesitos.

Em especial deve ter em conta quando da sua decisão, se as atividades para as quais loca os seus veículos, terão amparo quando da ocorrência de um determinado sinistro. Exemplificando: hoje é comum na indústria da locação de veículos, que expressiva parcela dos contratos formalizados sejam destinados para o uso de aplicativos de transportes de passageiros, em que apenas uma minoria de Seguradoras aceita esse risco.

Daí ser de fundamental importância que o corretor de seguros conheça, no detalhe, os riscos da Locadora e o clausulado das Condições Gerais do Seguro, para não expor a Locadora a assumir prejuízos, mesmo tendo preventivamente contratado apólice de seguros para os bens que pretendia proteger.

Dentre as modalidades de seguros que sugerimos a contratação, em especial para as pequenas e médias Locadoras, mas não somente a estas, destacam-se:

• Seguro Empresarial: Incêndio, Raio, Vendaval, Danos Elétricos, Responsabilidade Civil, dentre outras tantas coberturas que essa modalidade de seguro permite contratar, cobrindo prédio, conteúdo e veículos;
  • Seguro Total da frota: preferencialmente, ou, pelo menos, o de Responsabilidade Civil por Danos Materiais, Corporais e Morais causados a terceiros, com cobertura de assistência 24 horas para os veículos e ocupantes, além do seguro de APP, que é o seguro que cobre os acidentes com os ocupantes do veículo;
  • Garantia de Obrigações Contratuais: atende principalmente as exigências de garantia de assinatura do contrato e do fornecimento do serviço contratado, usualmente exigido pelos órgãos dos Governos: Federal, Estadual, Municipal e por Empresas Públicas, de Economia Mista e Autarquias;
  • Seguro de Vida em Grupo: coberturas por Morte, Invalidez Permanente, total ou parcial, e funeral, para os Funcionários, Diretores, Sócios da Empresa, podendo a critério da Locadora, ser estendido aos cônjuges e filhos.

As Locadoras, na sua essência, são empresas que possuem, por excelência, a exposição do seu patrimônio a riscos, em especial quanto aos seus ativos representados por veículos. Não transferir parte destes riscos para uma Seguradora é uma atitude, no mínimo, temerária e, no extremo, suicida.

É pós-graduado em Administração e Gerência de Seguros pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem formação em Franchising pelo Instituto Franchising e Louisiana State University e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos. É o 2º Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru e Diretor Geral da ST Consultoria e Assessoria em Seguros Ltda.