STF decide que a incidência de ICMS sobre revenda de automóveis por locadoras é constitucional

Artigo redigido por Adriano Muniz Garcia → 11/8/20

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reunido em sessão virtual no dia 04 de agosto negou provimento ao recurso extraordinário nº 1.025.986 interposto pela “Localiza Rent a Car”, que visava a não incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na alienação (revenda) de automóveis adquiridos de montadoras que integravam seu ativo imobilizado.

A Localiza pleiteava neste recurso a inconstitucionalidade da regra contida no Convênio nº 64/2006, ainda em vigor, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), segundo a qual a venda de veículos de uma locadora com prazo inferior a 12 (doze) meses da sua aquisição é sujeita a tributação do ICMS.

A Localiza atacou o referido convênio por entender que ele erroneamente instituía hipótese tributária não prevista em lei e dissociada da materialidade do ICMS. Em outras palavras, como a atividade habitual da empresa era a locação de veículos e, não o comércio deles, a alienação de seu ativo imobilizado poderia ocorrer a qualquer momento sem a incidência de ICMS porque esses bens não poderiam ser considerados mercadorias.

Noutro lado, o Estado de Pernambuco afirmou que o Convênio nº 64/2006 e o Decreto Estadual nº 29.831/2006 não criaram nova hipótese de incidência tributária do ICMS, mas tão somente condicionaram a redução da base de cálculo prevista no Convênio ICMS nº 51/00 à permanência do bem no ativo imobilizado da empresa pelo período mínimo de 12 (doze) meses.

O relator do recurso, o ministro Marco Aurélio, inaugurou a votação decretando a inconstitucionalidade da exação vestibular, conforme se abstrai de seu voto: “Proponho a seguinte tese: “Surge inconstitucional, por violação do princípio da legalidade, decreto a disciplinar, sem previsão legal, incidência de tributo.” O magistrado fundamentou seu entendimento na nulidade do Decreto Estadual nº 29.831/2006, posto que a internalização de convênio ICMS nos estados federados deveria ser confirmada pela Assembleia Legislativa estadual e, não, por ato do Executivo, como de fato ocorreu.

Contudo, o ministro Alexandre de Moraes, abriu divergência que foi acompanhada pelos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Celso de Mello, bem como pelas ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. Para Moraes o convênio não instituiu nova hipótese de incidência tributária, mas, tão somente, definiu a forma como se dará a isenção fiscal do ICMS. “Não se trata, pois, de instituição do tributo”, disse.

Acrescentou ainda o ministro que os veículos comprados diretamente da montadora têm a característica de ativo imobilizado enquanto estiverem sendo usados em suas finalidades, no caso dos autos, a locação de veículos. No entanto, ao serem revendidos, tais veículos perdem essa característica e passam ser considerados mercadorias, razão pela qual há sim a incidência de ICMS. “Ocorre que, quando da revenda, os bens oriundos do ativo imobilizado perdem essa característica, passando a assumir o conceito de mercadoria, tornando-se, pois, bem móvel sujeito à mercancia, porque foi introduzido no processo circulatório econômico”, escreveu o ministro em seu voto.

Nesta esteira, a tese vencedora foi: “É constitucional a incidência do ICMS sobre a operação de venda, realizada por locadora de veículos, de automóvel com menos de 12 meses de aquisição da montadora”.

Os ministros Luiz Fux e Dias Toffoli acompanharam a divergência proposta pelo ministro Edson Fachin que também votou desfavorável à Localiza, mas que se baseou em outros argumentos. Segundo ele à vista dos benefícios fiscais próprios das locadoras, a venda de veículos com menos de um ano de sua aquisição geraria desequilíbrio concorrencial no mercado, especialmente, em relação às redes de concessionárias de veículos, que não possuem o mesmo tratamento tributário. Por oportuno, tal argumento foi suscitado no processo pela Federação Nacional de Distribuidoras de Veículos (Fenabrave), que atuou como amicus curiae.

Adriano Muniz Garcia

Sócio-proprietário do escritório Araújo, Muniz e Fernandes Sociedade de Advogado graduado em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), membro da Associação Brasileira de Direito Tributário Jovem (ABRADT), atuante nos ramos do Direito Civil e do Direito Tributário.