Patrocínio
Volkswagen
KIA BRISA - A maior concessionária KIA do Brasil.

Balanço do XIV Fórum Internacional do setor supera as expectativas

7/10/19

Em sua primeira edição com especialistas estrangeiros entre os palestrantes, o XIV Fórum do Setor de Locação de Veículos recebeu mais de 1.200 participantes, durante os dias 1 e 2 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Na área de negócios, estiveram presentes nada menos do que 20 estandes com importantes fornecedores de produtos e serviços para locadoras, inclusive montadoras e instituições de crédito.

Paulo Miguel Junior, presidente do Conselho Nacional da ABLA, avaliou que o evento foi muito importante inclusive para mostrar que o segmento não possui “privilégios” quando adquire os veículos para suas frotas, “e nem mesmo quando precisa vendê-los para efeito de desmobilização de ativos”. O presidente enfatizou que nas compras diretas feitas pelas locadoras não existe qualquer isenção de ICMS e que, por isso, “em 2018 o setor recolheu R$ 5,5 bilhões em ICMS e IPI”.

Também foi afastado o mito de existiria “renúncia fiscal” que, em tese, “favoreceria” as empresas de locação. “Os veículos são ativos das locadoras, assim reconhecidos inclusive por diversas decisões judiciais”, diz Paulo Miguel. “E, sobre venda de ativos, assim como para todos os setores, conforme a legislação vigente não existe incidência de ICMS”. O fórum ainda recebeu o jornalista norte-americano Chris Brown, um dos maiores especialistas do mundo no mercado de locação, e o espanhol Jaume Verge, da associação mundial de gestores de frota, seção Europa, entre dezenas de especialistas de renome.
Uber

O mercado de aluguel de carros também comemorou, ao final do XIV Fórum, uma parceria com a Uber, anunciada pela empresa de aplicativos no sentido de facilitar o acesso dos motoristas a veículos alugados. A novidade foi trazida pelo head para a América Latina da Uber, Caleb Varner.

Um a cada três motoristas de Uber utilizam carros alugados e os especialistas acreditam que essa participação possa aumentar ainda mais nos próximos anos. A parceria envolve um canal exclusivo de atendimento às locadoras e uma plataforma de aproximação entre motoristas do aplicativo e as locadoras.

Da Abla.