Patrocínio

Coronavírus fez surgirem novos negócios em locação de automóveis

18/3/21

Muitas são as adaptações no dia a dia das pessoas provocadas pela pandemia da Covid-19 e, segundo a gestora comercial e de negócios, Alessandra Maria de Souza Sanchez, essas alterações também atingiram fortemente o setor de locação de automóveis. “Muitos são os motivos pelos quais este segmento vem sofrendo mudanças, todas baseadas no impacto que o isolamento social, causado pelo Coronavírus, teve na vida dos cidadãos.”

De acordo com a gestora, algumas pessoas passaram a ver na locação de veículos uma opção temporária para fugir do transporte público e evitar aglomerações, especialmente aquelas que já faziam uso esporádico de aplicativos de transporte. “Para diminuir o risco de contágio dos clientes, as empresas adotaram, inclusive, a entrega dos carros diretamente no local escolhido por eles, seja em casa ou no trabalho, personalizando o serviço para que as pessoas não precisassem ter a necessidade de deslocamento via transporte público para buscar o veículo locado”.

Uma pesquisa feita pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, apontou um crescimento de 27% no tíquete médio no setor de aluguéis de carro em maio de 2020, comparado a maio de 2019. O levantamento da consultoria trouxe também um comparativo em relação à liderança desse aumento do tíquete médio nas capitais brasileiras, sendo maior Salvador (BA) com 239%, seguida por Maceió (AL), com 131%, Fortaleza (CE), com 118%, Natal (RN), 107%, e João Pessoa (PB) com 89%.

Para Alessandra, que também é consultora de Qualidade ISO 9001, com experiência na obtenção desta certificação, as empresas viram uma oportunidade de melhorar processos e oferecer soluções adequadas ao momento de cada cliente. “Muitas pessoas também tiveram que se desfazer dos carros próprios para diminuir os custos, especialmente de um carro parado, em que as contas de seguro, IPVA e manutenção continuam chegando, sem falar na desvalorização do veículo. Agora, à medida que algumas situações vêm se normalizando e a necessidade de ter um carro aumentou, a solução mais rápida foi a locação.”

Motoristas que nunca tinham experimentado esse serviço, segundo a gestora, surpreenderam-se com as vantagens de locar ao invés de ter carro próprio. “Não ter a preocupação de comprar o carro, fazer seguro, pagar impostos anuais, fazer as vistorias obrigatórias, as manutenções e sempre ter um carro em bom estado gastando menos tem conquistado muitas pessoas”.

Para encerrar, Alessandra acredita que as empresas que investirem numa boa administração, treinamento, otimização de sistemas, normatização e capacitação de funcionários podem inovar e crescer muito neste período adverso de pandemia. “Há pessoas que locam para uma ida ao supermercado, um jantar, uma viagem no fim de semana e outros com necessidades maiores, para uso diário, e que estão aderindo à locação de carros para evitar o contágio da Covid-19. Sem dúvida, abriu-se um novo horizonte ao já promissor e atraente mercado de locação de veículos no Brasil”, finaliza.

Do Portal Terra (via Dino).