Coronavírus: Jaguar Land Rover e Rolls-Royce produzirão 20 mil respiradores mecânicos

25/3/20

O coronavírus já causou 177 mortes e tem 3.983 infectados no Reino Unido até o último levantamento deste sábado (21). Para enfrentar a pandemia, o governo britânico pediu ajuda para várias empresas, incluindo Jaguar Land Rover e Rolls-Royce.

As montadoras vão fabricar respiradores mecânicos para auxiliar no tratamento de pessoas infectadas com Covid-19. A informação é do jornal inglês The Guardian.

Primeiro, a intenção do governo é que 20 mil aparelhos sejam produzidos. A estimativa é de que mais de 50 mil pessoas possam estar infectadas na Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

A Vauxhall, que é inglesa, mas pertence ao grupo francês PSA, será responsável por fazer peças em impressoras 3D. Enquanto isso, Jaguar Land Rover e Rolls-Royce focarão na parte mecânica dos dispositivos.

Funcionários do Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido enviaram um documentos detalhando as especificações dos equipamentos médicos às empresas.

“O ministro pediu aos fabricantes que enfrentassem esse desafio imediato, oferecendo habilidades e conhecimentos, além de fabricar os próprios componentes. As empresas podem se envolver em qualquer parte do processo: design, compras, montagem, testes e remessas”, explicou o porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Honda e Ford também foram convidadas para ajudar, mas ainda não confirmaram. Já a Jaguar Land Rover aceitou imediatamente entrar na causa. “Como empresa britânica, naturalmente, faremos o que pudermos para apoiar nossas comunidades durante esses tempos sem precedentes”, comunicou.

Por André Chiappero Schaun, do AutoEsporte;
Foto: Getty Images e Divulgação.