Consultar o CPF/CNPJ dos seus clientes ficou mais fácil e mais barato
Nova Diretoria, Novos Projetos

27/3/19

Durante dois dias, todos os novos diretores do SINDLOC-MG, estiveram reunidos para pensar, listar, organizar, sistematizar, e, enfim, planejar o que será do sindicato nos próximos três anos. Isso que tem o nome de planejamento estratégico é uma forma de tornar real daqui a algum tempo o que é sonho hoje. “Nós temos muita vontade de continuar fazendo do SINDLOC-MG um exemplo para as entidades sindicais de todo o país. Por isso, acordamos e dormimos fazendo planos, mas não basta sonhar. É preciso fazer acontecer. O planejamento estratégico é isso: organizar as vontades e achar os caminhos para viabilizá-las”, afirma Marco Aurélio Nazaré, Presidente do SINDLOC-MG.

Mediado pelo consultor Carlos Caixeta, o planejamento traçou metas, revelou o passo a passo de cada ação e permitiu, para cada diretor, perceber claramente, como os objetivos serão alcançados. “De maneira objetiva e prática, estratégia é o conjunto de escolhas e concessões prioritárias relacionadas ao lugar de investimento da instituição, criando metas de como vencer em seu segmento de atuação. Assim, utilizamos a metodologia mais atual sobre estratégia, da Singularity University ligada à NASA nos Estados Unidos”, explica Caixeta. Segundo ele, foram definidos os eixos de valores, a visão da entidade, além de se desenvolver várias análises entre equipe e diretoria e definir os projetos e ações prioritários.

“Tudo foi feito considerando-se a instituição, seus associados, desafios e necessidades de evolução para que o SINDLOC-MG seja perene e longínquo. As locadoras associadas foram consideradas enquanto mercado alvo de desenvolvimento de produtos, serviços e experiências valorosas para a transformação significativa ao setor”, detalha. Para Caixeta, o trabalho foi excelente e todos os diretores participaram ativamente.

Segundo Leonardo Soares, Diretor Executivo da entidade, a organização de ideias é fundamental. “Fizemos isso na gestão passada e, ao longo do tempo, percebemos o quanto o planejamento estratégico não só facilitou nossas ações, como nos permitiu perceber que não adianta propor 400 mil coisas e não colocar em prática. Tudo, absolutamente tudo que planejamos naquela oportunidade, a gente conseguiu cumprir. E isso nos gera uma satisfação sem tamanho”, festeja.

PLANOS

Entre as ações planejadas para a próxima gestão, a criação do SINDLOC-MG Jovem. “Objetivamos trazer novos empresários para participar do sindicato com ações capazes de modernizar o pensamento empresarial do setor. Vamos convidar sócios, proprietários e gestores de locadoras de automóveis com até 35 anos. Eles terão a missão de desvelar questões ligadas às inovações”, explica Soares.

Outra novidade prevista é a Central de Compras, uma plataforma que dará aos associados cadastrados com login e senha toda a gama de produtos negociados para todo o conjunto de empresas locadoras de Minas Gerais. “Faremos uma grande negociação com fabricantes de pneus, por exemplo. A plataforma trabalhará para trazer alguns modelos de pneus a preços abaixo do mercado, em condições especiais de compras. Isso irá unificar os interesses tanto das pequenas, quanto das médias e grandes locadoras. Os empresários poderão conferir tudo online, de uma forma fácil e rápida. Assim, todas as empresas associadas terão real redução de custo nas suas compras e, consequentemente, maior lucro”, detalha.

INTERIORIZAÇÃO

Leonardo Soares já tem visitado alguns empresários pelo interior do estado. A meta é aumentar significativamente o quadro associativo de todo o território mineiro. “Elaboramos um calendário e um plano de ação para mostrar aos empresários do interior, a importância do SINDLOC-MG. Além disso, temos previsão de capacitação também, oferecendo treinamentos e cursos a partir das necessidades dessas empresas”, lembra.

COMPLIANCE

Uma ação fundamental já está em prática: a implementação do Compliance do SINDLOC-MG. Segundo Marco Aurélio Nazaré, os associados já estão recebendo o Manual e terão, ao longo dos próximos meses, muitas oportunidades de capacitação que objetiva as boas práticas de negócio. “Vamos trabalhar com muito rigor na realização do Compliance. Queremos um corpo associativo e uma gestão do sindicato com pensamentos éticos e rigidez nos exemplos positivos. Queremos continuar sendo um exemplo de atuação profissional”, promete o Presidente do SINDLOC-MG.

NOVA DIRETORIA

Para tudo isso e um pouco mais, o sindicato reforçou seus pilares e reconfigurou sua diretoria, trazendo quatro novos membros: Gustavo Salgado M. de Andrade assume como Diretor Comercial e Novos Produtos; Luciano Miranda Chagas é o Diretor Jurídico; Marcus Vinicius Scarpelli é Diretor de Relações com Micro e Pequenas Empresas; e, por fim, André Luiz Moreira Alvim no Conselho Fiscal.

“Quero trabalhar cotidianamente para facilitar o dia a dia dos associados, sobretudo, aqueles empresários das micro e pequenas empresas do setor. Quero fazer do SINDLOC-MG um suporte para os novos empresários e um braço amigo para quem já vivencia o setor, com seus problemas e soluções. Quero contribuir muito nas negociações com fornecedores, facilitando os serviços e promovendo preços que colaborem para a redução de custos das empresas associadas”, afirma Marcus Scarpelli.

Segundo André Alvim, o SINDLOC-MG foi fundamental em seu processo de abertura da sua empresa. “O sindicato me ajudou muito na minha construção enquanto empresário do setor e por isso mesmo, ao receber o convite, respondi positivamente afirmando que nada mais justo do que devolver ao SINDLOC-MG um pouco de contribuição para o nosso mercado. Terei muito o cuidado de ajudar as novas empresas a seguir um caminho semelhante ao meu e evitar as mortes precoces de tantas novas e pequenas locadoras. Além disso, quero contribuir na formação dos colaboradores para termos um mercado ainda mais profissional e atuante, tornando o sindicato, essa empresa de todos os associados, em uma entidade ainda mais fortalecida”.

“Como diretor de novos negócios pretendo contribuir muito na parte de gestão, facilitando para o associado o acesso às informações e melhorias práticas de gestão do mercado, ajudando assim as pequenas locadoras a serem mais competitivas e sólidas financeiramente”, avisa Gustavo Salgado M. de Andrade, Diretor Comercial e Novos Produtos.

“Espero contribuir para o crescimento do sindicato e para o seu reconhecimento pela sociedade como uma instituição respeitosa, ética e preocupada com as locadoras de veículos. Juntos vamos mais longe!”, prevê Luciano Miranda Chagas, que assume como Diretor Jurídico .

CONHEÇA A NOVA DIRETORIA:

Marco Aurélio Gonçalves Nazaré

Emerson Eduardo Ciotto
Francisco Salles Campos Junior
André Luiz Moreira Alvim

Por Leandro Lopes, da Revista SINDLOC-MG.