Patrocínio
Volkswagen
Consultar o CPF/CNPJ dos seus clientes ficou mais fácil e mais barato

Onde fica o mar de Minas?

9/8/19

Capitólio. Eis o lugar onde o mar mineiro é possível! A cidade, conhecida como a Rainha dos Lagos, a 276 quilômetros de Belo Horizonte, fica localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, e o encontro desses dois lugares forma algumas das mais incríveis paisagens do país: os Canyons de Furnas.

Pelos Canyons é possível encontrar paredões e piscinas naturais de águas cristalinas que fazem parte do lago artificial com mais de mil quilômetros quadrados! O lugar é o maior espelho d’água do mundo. É quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Com imensidões nessa proporção, a paisagem é um convite as aventuras, mas também ao descanso. A lista do que fazer é quase infinita: cachoeiras, piscinas naturais, trekking, mountain bike, cavalgadas, motociclismo e muitas outras modalidades do turismo de aventura. O “Onde ir, o que fazer” listou algumas delas. Veja!

Paraíso Perdido

Verdadeiro patrimônio da natureza de exuberante beleza cênica, localizado em um vale cortado pelo ribeirão Quebra Anzol com “canyons”, 18 piscinas naturais e oito quedas de águas límpidas e cristalinas, que correm sobre pedras de quartzito predominantemente branco, numa região de cerrado próxima e com as mesmas características da Serra da Canastra.

Cascata Eco Parque

O atrativo principal é uma trilha que leva por um passeio, na ida por cima das cachoeiras e na volta por dentro d’água, passando por lindas quedas d’água e piscinas naturais.

Cachoeira Lagoa Azul

Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul e dourado. Conta com restaurante e passeio de escuna. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.

Canyons

Imagine-se aventurar entre enormes fendas e paredões com mais de 20 metros de altura à procura do desconhecido, à procura dos canyons? De repente, as fendas e os paredões se abrem e dão espaço a um cenário maravilhoso: cachoeiras com sucessivas quedas. Um lugar encantador e de beleza rara. Um passeio tranquilo que leva você ao encontro da natureza que comove pela sua grandeza.

Morro do Chapéu

Um dos pontos mais altos da cidade, com altura de 1.293 metros. Seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira, com várias espécies de flores silvestres, diversas nascentes de água límpida correndo em pedra e lageados, formando verdadeiras cachoeiras. Sua fauna é rica em lobos, tatus e tamanduás. De seu topo tem uma visão privilegiada de grande extensão do Lago de Furnas, do Município de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra.

Cachoeira do Lobo

Possui completa estrutura para receber o turista, além de uma belíssima cachoeira. Está localizada no Município de Guapé, mas o acesso é mais fácil por Capitólio, a 14km do centro, sendo 6km de estrada de terra.

Cachoeira Trilha do Sol

Belezas naturais, estrutura para a prática de esportes de aventuras: trekking, rapel, marcha aquática.

Da Revista SINDLOC-MG.