top of page

Atividade turística em Minas Gerais cresce 720% acima da média nacional



Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – mostrou que Minas Gerais é o estado com o maior crescimento dos índices de atividades turísticas do país. E a diferença não é pouca coisa. A pesquisa aponta o território mineiro 720% a mais do que a média nacional. Os números são dos primeiros meses do ano, mas a tendência é de manutenção dos dados até o final de 2023.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o resultado é fruto de escolhas assertivas. “Isso comprova como as ações do Governo de Minas, alinhadas com o trade turístico e as prefeituras, em prol do desenvolvimento da cultura e do turismo no nosso estado, segue um direcionamento eficaz quando defende a importância do elo entre a cultura e o turismo”, afirma Leônidas.

Os números fazem parte do relatório mais recente do Observatório do Turismo de Minas Gerais e reúne informações divulgadas pelo IBGE e outros órgãos estaduais e federais. Tais resultados se traduzem em movimentação econômica. Segundo os dados, o faturamento do setor turístico nacional foi de R$ 73 bilhões no primeiro quadrimestre de 2023., resultando na criação de novos postos de trabalho. Em Minas, de acordo com o Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, em maio, o saldo positivo foi de 2.306 empregados, alcançando 382.375 empregos no setor turístico. Para Luciano Miranda, Presidente do SINDLOC-MG, a notícia é motivo para comemorar. “O segmento de aluguel de carros, assim como todos os elos envolvidos no turismo, só tem a festejar com estes dados. Além disso, essa pesquisa também renova nosso otimismo. O ano de 2023, após pandemia e a crise dos semicondutores, já está sendo um marco para a economia automobilística e será também para o turismo”, festeja.

Para conhecer mais do Observatório do Turismo de Minas Gerais acesse: www.observatorioturismo.mg.gov.br.


0 comentário
bottom of page