Setor de turismo cresce 3,9% nos nove primeiros meses do ano; transporte aéreo ajuda na boa fase

5/12/19

O setor de turismo registrou uma injeção de R$ 112 bilhões de faturamento entre os meses de janeiro e setembro deste ano.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, esse ganho significa uma alta de 3,9%.

Os números constam em levantamento inédito do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, com base em números divulgados pelo IBGE.

A expectativa é que, considerando os meses de outubro a dezembro, o faturamento ultrapasse os R$ 150 bilhões, sendo o mais alto já registrado desde 2015.

Transporte aéreo “puxa” o lucro

Das seis atividades pesquisadas, três tiveram alta em seu faturamento real, “puxando” o lucro para cima: transporte aéreo (8,4%), com R$ 35,9 bilhões, e serviços de alojamento e alimentação (2,6%), com R$ 34,5 bilhões.

As baixas partiram da locação de meios de transporte, agência de turismo e operadora (-0,5%); e transporte terrestre (-0,1%).

Segundo a FecomercioSP, a queda na procura de agências de turismo para viajar ocorreu pela alta do dólar durante o ano, o que dificultou as viagens internacionais.

Outro fator, ainda de acordo com a federação, é a facilidade com que os consumidores têm de comprar passagens aéreas e reservar hotéis por conta própria, sobretudo com os aplicativos.

Do G1.