SINDLOC-MG se aproxima ainda mais dos associados

5/7/21

O SINDLOC-MG está se reestruturando para melhorar ainda mais o atendimento aos associados. Segundo Leonardo Soares, Diretor Executivo do SINDLOC-MG, o objetivo é criar mais proximidade. “Queremos nos posicionar de forma ativa na percepção das demandas das locadoras de automóveis de Minas Gerais”, explica.

Será uma nova etapa de uma política de relacionamento e atendimento que já vem se constituindo ao longo dos últimos anos. “Hoje reunimos mais de 240 associados. Considerando que temos empresas em todo o território mineiro, estamos propondo uma nova organização, onde toda a equipe do sindicato possa ter diálogo com os associados, assim como todos os associados possam ter contato rápido e fácil com qualquer pessoa da nossa equipe”, resume Leonardo.

Como tudo no SINDLOC-MG, o processo respeita uma organicidade. Primeiro a equipe da entidade está sendo preparada, passando por treinamentos e compreendendo todas as operacionalidades internas. “Assim, cada colaborador atenderá os associados de uma maneira eficiente”, detalha Patrícia Morais, Coordenadora Administrativa do SINDLOC-MG.

Depois disso, em uma segunda fase, o quadro associativo será redistribuído entre os colaboradores. “Cada um da equipe do SINDLOC-MG assumirá a função de consultor e será responsável por um grupo de empresas”, avisa.

A partir daí, os associados contarão com mais um canal aberto com o SINDLOC-MG e os colaboradores terão, de forma sistemática e eficaz, uma compreensão das dificuldades e facilidades de cada locadora. “Nossos funcionários poderão falar, por exemplo, da situação atual do mercado, das tendências do setor, apresentar os produtos e serviços que possam ser úteis para um determinado associado. Podemos, claro, buscar novos produtos e serviços a partir de uma reivindicação de uma empresa. Além disso, vamos ouvir críticas e sugestões e buscar agendar uma reunião remota com os empresários. Enfim, será um grande salto no relacionamento entre entidade e locadoras”, afirma Leonardo Soares.

CRM
Todo o processo será operacionalizado por meio de um Customer Relationship Management – CRM, um software de gestão de relacionamento. “Após as etapas de treinamento e redistribuição do quadro associativo, passaremos a usar com mais intensidade o CRM que nos auxiliará no controle de todos os contatos”, explica Patrícia.

A ferramenta funciona assim: a cada interação feita por um colaborador, o software registra o contato, indicando demandas e deliberações. “Nosso objetivo é: de dois em dois meses todos os associados precisam ser contatados”, afirma Patrícia. Portanto, a partir de agora, o SINDLOC-MG estará ainda mais perto.

CAPACITAÇÃO INTERNA
Para desenvolver essa aproximação o SINDLOC-MG passou a realizar uma capacitação interna dos seus colaboradores. Um treinamento a longo prazo que objetiva desenvolver técnicas de vendas, de produtividade, de gestão de tempo, de comportamento, de inteligência emocional, passando por questões como a autoliderança e automotivação.

“Trata-se de preparar o profissional para atender o associado de uma forma mais assertiva e calorosa. Foi um treinamento pensado a partir das demandas do SINDLOC-MG. Ele se dá ao longo de todo o ano de 2021 e consiste em quatro etapas”, explica Mário Oliveira, CEO da Modho, administrador de empresas, com especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

A primeira fase já foi realizada e significou um mapeamento inicial do perfil dos colaboradores. “Fizemos testes com base na metodologia do desenho comportamental de cada funcionário. A partir disso, elaboramos uma devolutiva para esclarecer os pontos fortes e fracos de cada um”, explica Mário.

A segunda etapa é formada por uma série de treinamentos ao longo do ano. “A cada trimestre vamos ter uma capacitação robusta, buscando ferramentas que tornem os colaboradores mais assertivos que conduzam os relacionamentos em uma melhor performance”, detalha.

O terceiro momento é um acompanhamento constante a partir das dúvidas e conflitos que naturalmente surgem em processos como esse. “Serei um assessor contínuo. Acompanharei a produtividade, o comportamento e a inteligência emocional de cada membro do time”.

Ao final, toda a equipe passará pelo processo de refazer o diagnóstico inicial. “Vamos comparar a evolução entre o início e o final do ano. Tenho certeza: os associados ganharão uma equipe mais treinada e o SINDLOC-MG colaboradores mais produtivos”, revela Mário.

Ficou interessado pelo treinamento?
A atividade que está sendo desenvolvida no SINDLOC-MG pode ser replicada em locadoras de automóveis. Mário explica que foi um treinamento desenvolvido a partir da compreensão da rotina do segmento. “Inclusive já estamos negociando a aplicação desta capacitação de algumas locadoras de Belo Horizonte”, afirma. Se ficou interessado, entre em contato com Mário Oliveira para saber mais detalhes, por meio do telefone 31.99936-6581. Para conhecer mais da empresa acesse: modho.com.br.

Da Revista SINDLOC-MG.