ST Corretora

Notícias

Cresce o número de queixas contra as companhias aéreas

19-10-2018

As reclamações contra companhias aéreas, entre janeiro e agosto de 2018, aumentaram 37% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2017, no mesmo intervalo, foram registradas 25.539 queixas. Nos oito primeiros meses deste ano, o número de registros passou para 34.909, conforme uma pesquisa feita pelo site Reclame Aqui.

De acordo com o levantamento, o número de queixas vem aumentando ano após ano. Em 2016, por exemplo, o Reclame Aqui reistrou 24.373 reclamações contra companhias aéreas. A pesquisa foi feita em comemoração ao mês do turismo, para destacar a importãncia da Defesa do Consumidor para a resolução de problemas nas relações de consumo.

As principais reclamações foram sobre bagagem, somando 22% dos problemas, em seguida, problemas no cancelamento (19%), reembolso (18%), cobrança abusiva (11%) e atendimento (9%).

As reclamações contra agências de turismo e viagens também aumentou nos oito primeiros meses deste ano. No período, foram 25.353 queixas, contra 22.934 reclamações no mesmo período de 2017. Em 2016, de janeiro a agosto, o Reclame Aqui recebeu 22.421 reclamações de consumidores contra este segmento.

O consumidor que tiver algum problema pode acionar o Reclame Aqui, que funciona como um mediador de conflitos. O site é um canal importante para que o consumidor consiga resolver seus problemas com as empresas.

Além disso, também pode ser usado como base para pesquisa antes de fazer compras, já que as empresas reclamadas podem ser avaliadas pelos usuários, que recomendam ou não o serviço. O portal apresenta ainda o percentual de casos resolvidos, dentro do universo denunciado pelo site.

Do Jornal Extra.