ST Corretora

Notícias

Pesquisa mostra que alugar carro pode sair mais barato que usar aplicativos

10-10-2018


Um infográfico interativo da plataforma de descontos Cuponation mostra que, caso se percorra pelo menos 30 km, o aluguel de um carro sai mais barato do que solicitar uma viagem em um aplicativo de transporte privado urbano. Os aplicativos, no entanto, têm sido, cada dia mais, a alternativa encontrada pela população para a posse de um carro próprio.

De acordo com pesquisa feita pelo Denatran, o número de habilitações no Brasil caiu 53% entre 2013 e 2015. A vantagem dos aplicativos em relação ao carro particular, entre outras coisas, é a ausência de custos fixos, como IPVA, seguro e manutenção. Portanto essa tem sido a primeira alternativa encontrada.

No entanto, a depender da distância percorrida, o infográfico da Cuponation mostra que o aluguel de um carro na categoria econômico pode sair ainda mais barato. As categorias também variam de acordo com a distância: o econômico, compensa a partir de 30 km; o intermediário, 40 km e o luxuoso, 62 km.

O cálculo foi feito com base em uma velocidade média de 20 km/h. A velocidade média escolhida deve-se a média de velocidade que os carros andam em grandes cidades em horários de pico. A Cuponation também calculou que para uma cidade a 300 quilômetros de distância, feita em modo econômico a uma velocidade média de 120 km/h, o carro alugado custaria R$ 180, enquanto a viagem por um app sairia a R$ 460. Uma diferença de 2,5 vezes.

Do Jornal Opção.