Você sabe o que é o SRPR?

10/9/20

O Sistema de Registro Automático de Veículos Automotores – SRPR, é uma ferramenta do Detran-MG que objetiva agilizar o atendimento às pessoas jurídicas que buscam emplacar, de uma só vez, muitos veículos zero quilômetros. Mas não só isso. Por meio do sistema é possível realizar consultas dos processos administrativos do Detran-MG de forma segura e realizar a comunicação de venda. A ferramenta ainda proporciona geração, envio, recuperação e pesquisa de lote, com o máximo de 50 veículos por vez.

Como funciona o registro dos veículos?

O usuário pode realizar o cadastro do automóvel de forma online, utilizando as informações da nota fiscal gerada pela montadora e que estejam em paridade com os dados da Base de Índice Nacional. Após o processamento, o sistema disponibilizará para a empresa o arquivo com número da placa, código do Renavam, valor IPVA e valor do DPVAT. Com estas informações, a empresa poderá providenciar a confecção das placas e programar os devidos pagamentos.

Após o registro do veículo no sistema, o usuário deverá comparecer na Assessoria da Divisão de Registro de Veículos para que os Certificados de Registro de Veículos sejam emitidos, devendo apresentar os seguintes documentos:

Nota Fiscal da compra dos veículos, com o decalque do chassi e o número da placa;
Comprovante de pagamento da taxa de emplacamento;
Posteriormente, deverá providenciar o emplacamento.

É possível realizar a comunicação de venda?

O SRPR possibilita também acesso ao Sistema de Registro Automático de Solicitação de Comunicação de Vendas, proporcionando às empresas a facilidade de realizar o serviço de comunicação de vários veículos de uma só vez. Os dados da transferência de propriedade serão repassados para o Detran-MG em arquivo via web, de forma online.

Após o registro da solicitação no sistema, o representante da empresa deverá comparecer ao setor de Coordenação de Administração de Trânsito – CAT, na Av. João Pinheiro, 417 2º andar, apresentando os seguintes documentos:

Xerox autenticada do CRV preenchido e assinado;
Se a venda ocorreu há mais de 30 dias, deverá apresentar o pagamento da taxa de impedimento específico.

O que é preciso para ter acesso ao SRPR?

Para acessar o serviço é preciso de autorização do Detran-MG, devendo apresentar junto à CAT os seguintes documentos:

Cartão de CNPJ;
Cartão de Inscrição Estadual;
Contrato Social ou Estatuto com a ata da última assembleia realizada, devidamente registrada na Jucemg;
Cartão ou token, a comprovar a certificação digital.

OBS: Para a segurança da tramitação das informações no sistema, a empresa tem que adquirir a Certificação Digital.

Portal Frotista

É por meio do SRPR que é possível acessar o Portal Frotista do SINDLOC-MG. Por isso, depois de realizado o cadastro, procure o SINDLOC-MG e faça toda a operacionalidade por meio dele. Basta entrar em contato: 31.3337-7660 ou pelo email: atendimento@sindlocmg.com.br.

Por meio do SRPR é possível realizar:

Geração de lote: permitirá a empresa gerar o arquivo com as informações dos veículos de acordo com a formatação, com o máximo de 50 veículos por lote, podendo ser gerado a quantidade de lotes que for necessária;
Envio de lote: a empresa transmitirá para o Detran-MG o lote gerado;
Recuperação de lote: a empresa receberá as informações com a situação do processamento dos lotes;
Pesquisa de lote: permitirá obter a situação do processamento dos lotes junto ao Detran-MG.

Da Revista SINDLOC-MG.