Patrocínio
Volkswagen
Consultar o CPF/CNPJ dos seus clientes ficou mais fácil e mais barato

Prepare-se para a retomada do crescimento em 2020

Artigo redigido por Carlos Caixeta → 21/11/19

A recuperação mais rápida da economia brasileira, a partir de 2020, é praticamente certa, sinal disso é que o PIB brasileiro cresceu em praticamente todos os últimos trimestres, pouco, mas cresceu. Para aproveitar esse reaquecimento, as empresas precisam desenvolver estratégias claras e definir seus resultados prioritários, estabelecer indicadores e metas, aproveitar suas forças competitivas, trabalhar as deficiências e fraquezas, identificar oportunidades e preparar-se para as potenciais ameaças externas.

Devem estreitar também os laços de confiança com os públicos relacionados ao seu negócio, identificar onde podem ser mais eficientes e fazer um bom gerenciamento dos custos e processos, aumentando a produtividade e lucratividade. Para todas as áreas, é preciso diagnosticar os problemas e diferenciais, as vantagens competitivas e ações de melhoria, incluindo os ativos tangíveis e intangíveis.

A gestão deve ser profissional, meritocrática, medir o desempenho geral e individual com indicadores e metas claras, reconhecendo os melhores, desenvolvendo equipes e líderes que possam consolidar uma cultura baseada em resultados e apoio mútuo. A área de gestão de pessoas e comunicação interna precisam atuar de forma alinhada, implementando workshops e treinamentos para fortalecer a cultura profissional.

A percepção positiva em torno da marca é importantíssima, bem como a confiança vinda da forte reputação construída no dia a dia com os clientes e demais públicos, tendo os colaboradores como os responsáveis diretos pela entrega do valor prometido. Agir com coerência e consistência, alinhando a prática ao discurso, constrói e mantem uma reputação forte ao longo do tempo, atraindo talentos, clientes, investidores, credores, fornecedores, admiradores e apoio da mídia.

Em meus estudos, com experiências como executivo e consultor para mais de 150 organizações, aprendi que aquelas que se pautam pelo profissionalismo e meritocracia se destacam! Em épocas de muita ansiedade, centenas de startups surgindo por semana, promessas de ganhos rápidos, euforia tecnológica e dinamismo das redes sociais, nunca é demais lembrar que “genialidade” sem estratégia e boa gestão dificilmente traz bons resultados.

Carlos Caixeta

Carlos Caixeta

Carlos Caixeta (carloscaixeta.com.br) é consultor, escritor, palestrante e professor de gestão estratégica, liderança, reputação e vendas nas melhores escolas de negócios do país. Autor de vários artigos e dos livros “DOBRE SEUS RESULTADOS: implemente estratégia, alto desempenho, liderança e decisão profissional” e “DOBRE SUAS RECEITAS: dicas poderosas de marketing, vendas, estratégia e persuasão”.