SEDE mobiliza o SINDLOC-MG para o Trilhas de Futuro

Atualizado: 19 de abr.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – SEDE – convidou o SINDLOC-MG para participar do 5º mapeamento por demanda de mão de obra qualificada. A ação é uma importante ferramenta para nortear a escolha de cursos a serem ofertados pelo Trilhas de Futuro, um dos maiores programas de ensino profissionalizante da história do governo mineiro.

A ação busca expandir a oferta gratuita de atividades de capacitação, formando jovens profissionais qualificados para ocupar postos no mercado de trabalho. Desenvolver mão de obra de qualidade é essencial tanto para o futuro dos jovens quanto para a economia do estado. Além disso, desenvolver profissionais qualificados é, segundo a SEDE, uma das frentes relevantes para a manutenção dos investimentos atraídos desde 2019, quando Minas Gerais recebeu um aporte de 193 bilhões.

“Sendo o SINDLOC-MG a entidade representativa do setor de aluguel de carros, fomos procurados pela SEDE para conhecer o Trilhas de Futuro e apresentar as demandas do setor para o órgão, com vistas a oferta de cursos específicos para o segmento. A partir daí, procuramos nossos associados para entender quais suas maiores dores em seus quadros funcionais”, detalha Leonardo Soares, Diretor Executivo do SINDLOC-MG. Ele explica que, neste momento, as locadoras estão conhecendo o programa e elaborando sugestões de treinamentos por meio de reuniões on-line entre a entidade, a SEDE e os departamentos de Recursos Humanos das locadoras.

TRILHAS DE FUTURO

Em 2024, o programa, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a SEDE, chega a sua quarta edição e já demandou 21 mil vagas, consultando mais de 500 empresas em 139 municípios mineiros. Quase 100 cursos já foram realizados e cerca de 108 mil estudantes participaram das atividades. Entre as temáticas estão enfermagem, radiologia, segurança do trabalho, contabilidade e administração.

Segundo Thomas Cristofaro Warrener, Diretor de Políticas de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica da SEDE, investir em um programa estadual de qualificação técnica é crucial para o futuro dos jovens, mas também para a economia do estado. Para ele, o Trilhas de Futuro, além de entregar empregabilidade, possibilita o preenchimento de lacunas de habilidades e estimula a inovação, reduzindo o desemprego e ampliando a atração de investimentos. “Em resumo, um programa estadual de qualificação técnica em Minas Gerais não só prepara os jovens para o mercado de trabalho, mas também fortalece a economia do estado, promovendo o crescimento sustentável e a prosperidade a longo prazo”, afirma Thomas.

E a sua locadora? Quais são as demandas de mão de obra necessária? Se quiser participar do mapeamento, basta procurar o SINDLOC-MG por meio do WhatsApp (31) 98895-1905. Para conhecer mais sobre o Trilhas de Futuro, acesse: trilhasdefuturo.mg.gov.br.