Recrutamento de talentos ganha destaque nas locadoras mineiras

Atualizado: 15 de out.

Parceria entre RH Loc e SINDLOC-MG disponibiliza serviço gratuito aos associados

No mundo do empreendedorismo existe uma dificuldade para se resolver: mão de obra de qualidade. Por outro lado, para quem busca uma oportunidade de emprego, as coisas também não andam bem.

Quem mostra isso são as consultorias de recrutamento. Para a empresa Robert Half, 76% dos recrutadores brasileiros afirmam ter dificuldade em encontrar profissionais qualificados. Enquanto isso, 79% dos desempregados pontuam que conseguir um emprego é algo penoso.

O problema persiste mesmo com a diminuição do desemprego no país, que caiu de 13,8% em 2020 para 7,8% em 2023, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios — Pnad, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE.

Diante desses desafios, algumas locadoras de veículos, sobretudo de médio e pequeno porte, enfrentam uma situação particularmente complexa. Porém, em Minas Gerais, uma solução emergiu a partir da parceria entre o SINDLOC-MG e a Modho Consultoria.

O resultado dessa colaboração é a RH Loc, uma ferramenta customizada destinada às locadoras mineiras, oferecendo acesso a um banco de currículos com novos talentos e um processo de recrutamento personalizado. “Atualmente, mantemos um banco com mais de mil profissionais cadastrados e em constante atualização”, afirma Mário Oliveira, CEO da Modho.

METODOLOGIA

De acordo com Mário, os processos de seleção da RH Loc se baseiam em uma estrutura técnica de seleção com testes comportamentais e alinhamento de cultura. “A partir desses exames, conhecemos melhor os candidatos, compreendendo suas particularidades de competências socioemocionais”, explica. Para ele, isso facilita o recrutamento profissional e reduz o turnover nas companhias.

SERVIÇO GRATUITO

A Modho oferece o serviço da RH Loc de duas maneiras. Uma delas é através da parceria com o SINDLOC-MG. Nessa modalidade, é possível obter recrutamentos gratuitos em mais de uma oportunidade ao longo de um ano. “Para associados com até 20 funcionários, por exemplo, é possível utilizar o serviço gratuitamente uma vez a cada semestre”, explica Patrícia Morais, Gerente Administrativa e Financeira do SINDLOC-MG.

Para locadoras com até 50 funcionários, é possível realizar recrutamentos sem custos a cada trimestre. Já as associadas com mais de 50 funcionários, a RH Loc oferece um serviço por mês.

Existe outra, mais personalizada. Nesse tipo de atividade, é realizado um processo de hunting, visando alinhar o perfil da vaga, o salário, os benefícios e as competências técnicas e comportamentais.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Foi o que fez José Romero, da Autorede Locadora. A empresa precisava contratar um gerente. “Primeiro, fizemos uma reunião com a RH Loc para esclarecer quais eram as nossas necessidades. A partir disso, foi realizada uma pré-seleção de alguns currículos. Marcamos entrevistas preliminares on-line com candidatos selecionados pela RH Loc. Por fim, realizamos uma segunda rodada de entrevistas, dessa vez presenciais, e fechamos a contratação”, resume Romero.

Para ele, tudo funcionou perfeitamente. “Tivemos um ótimo acompanhamento e uma excelente seleção de candidatos”, comemora o empresário.

Para saber mais sobre a RH Loc, acesse o site rhloc.com.br ou o Instagram @rhloc. É possível também entrar em contato por e-mail contato@rhloc.com.br

Do SINDLOC-MG.