Consultar o CPF/CNPJ dos seus clientes ficou mais fácil e mais barato

Comunicação de venda de veículo: um ato necessário

Artigo redigido por Sindloc-MG → 30/5/19

Quando o seu departamento de seminovos efetua uma negociação, você se preocupa em realizar a Comunicação de Venda para o Departamento de Trânsito de Minas Gerais?

Se sim, siga lendo o texto para entender o que o SINDLOC-MG vai passar a oferecer a partir de agora. Se a resposta for não, além de continuar lendo, você precisa ficar preocupado.

A comunicação de venda, é a transferência da responsabilidade, por parte do vendedor, conforme prevê o Art. 134 do CTB, com a finalidade de eximir o antigo proprietário das penalidades impostas e suas reincidências (Civil / Criminal / Administrativa) a partir da data da venda.

Por exemplo, o novo comprador, acabou de pagar o veículo, pegou o recibo de compra e venda assinado e preenchido, mas no trajeto para sua casa, recebeu uma multa. Ou, pior, atropelou alguém. A locadora poderá ser responsável por isso.

“Hoje são mais vários tipos de infrações que podem acontecer com o veículo vendido e a locadora ser responsabilizada solidariamente por não ter feito a comunicação de venda”, explica Marcelo de Paula, Supervisor da Comven Comunicação de Venda em Tempo Real. “Existe também a questão do pagamento do IPVA que positiva a certidão negativa da locadora, gerando despesas e impossibilitando participação em processos licitatórios”, alerta.

Para evitar o desgaste ou prejuízo, as locadoras podem realizar a comunicação de formas variadas. Segundo o Detran-MG, o procedimento pode ser realizado nas Unidades de Atendimento Integrado – UAIs da Praça Sete, Barro Preto ou Venda Nova. No interior do estado, a comunicação pode ser feita também na UAI local, nas Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretran – ou na Delegacia de Polícia Civil local.

Os documentos necessários são: requerimento que pode ser adquirido no site do Detran-MG, cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo – CRV, devidamente preenchido, assinado por ambas as partes com firmas reconhecidas, cópia da Carteira de Identidade atualizada (do comprador) e comprovante de endereço (do comprador).

EFICIÊNCIA
Porém, existe uma forma mais eficiente. O SINDLOC-MG acabou de firmar uma parceria com a Comven – Comunicação de Venda em Tempo Real. Trata-se de uma empresa que atua de forma online no procedimento. “Nosso trabalho consiste em realizar o registro diretamente no sistema Renavam, no momento do fechamento da transação de compra e venda, de forma eficiente, transparente e segura”, explica Marcelo de Paula.

Segundo ele, a informação é registrada imediatamente no Departamento Nacional de Trânsito – Denatran – e, em seguida, no Detran-MG. É um procedimento com muita comodidade, economia e desburocratização. “A partir do nosso modo de trabalho, não há necessidade de se comparecer ao Detran-MG. Assim, se economiza tempo e dinheiro”, detalha. Além disso, o Sistema Comven está disponível em praticamente todo o Brasil, 07 dias por semana, facilitando a efetivação de uma política única de Comunicação de Vendas para grupos com atuação Regional ou Nacional.

“É um serviço customizado, mas flexível, que permite incluir informações detalhadas de compra e venda de veículos seminovos, tornando-a ainda mais adequada às necessidades das locadoras. Feito de forma online, sem a necessidade de deslocamento, a Comven conseguiu criar uma das mais completas plataformas de atendimento corporativo disponíveis no mercado”, garante Marcelo.

E, no caso dos associados do SINDLOC-MG, o preço é diferenciado. “A parceria prevê valores diferenciados, além da não cobrança de adesão, instalação e treinamento”, explica.

Quer descobrir mais sobre o sistema? Entre em contato com o Marcelo de Paula, por meio do telefone 31.98270-0987 ou pelo e-mail marcelo.depaula@autenticis.com.br.

Da Revista SINDLOC-MG

Sindloc-MG

O Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais – SINDLOC-MG –, criado em 22 de setembro de 1994, é uma entidade de classe fundada para representar e defender os interesses de empresas atuantes no setor de aluguel de carros.